Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Betania | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T19:37:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T19:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15255 | - |
dc.description | SILVA, M. B. A surdez na ótica de alunos do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com discentes do 5° período. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem por objetivo analisar a surdez na ótica de alunos do Curso de Pedagogia do 5º ano da UEPB, pois se sabe que por um longo período o ensino para os surdos foi baseado num modelo clinico em que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral, tornando-os segregados do convívio social. Com a crescente proposta de inclusão educacional nos últimos anos tem se enfrentado grandes mudanças com relação à educação, onde uma delas foi o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular comum. O referido trabalho apresenta leis importantes que garante a inclusão dessas pessoas com deficiência dentro da escola regular, onde o surdo adquire o direito de ter atendimento educacional especializado que necessita, junto aos alunos considerados normais e para que o aluno surdo possa ser incluído no ambiente escolar é preciso que a instituição de ensino faça adaptações para receber esses alunos de acordo com suas necessidades. A metodologia se define por uma pesquisa quanti qualitativa, aplicada com o questionário para se coletar os dados e em seguida passam-se as informações em números para o gráfico. Com isso observa-se que os participantes veem a necessidade de mudanças no sistema educacional para oferecer um ensino de qualidade para o surdo, de acordo com suas necessidades. A partir da temática em estudo pode-se contribuir com discussões, partindo das opiniões de alunos ouvintes acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de libras | pt_BR |
dc.title | A surdez na ótica de alunos do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com discentes do 5° período | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Betania Silva.pdf | 496.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.