Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15257
Título: O discurso midiático no processo de adultização da criança: o desaparecimento da infância e suas implicações na prática educativa
Autor(es): Araújo, Marta Valéria Silva
Palavras-chave: Infância
Discurso midiático
Adultização infantil
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho, intitulado “O discurso midiático no processo de adultização da criança: o desaparecimento da infância e suas implicações na prática educativa”, é resultado de uma pesquisa acerca da criança e da adultização infantil, cujo objetivo constitui-se em analisar a influência da mídia nesse processo, considerando que, cada vez mais, as crianças são expostas a diversos estímulos pertencentes ao mundo adulto. No tocante aos procedimentos metodológicos, o estudo qualitativo, envolveu um levantamento bibliográfico, fundamentalmente em observância aos aspectos midiáticos no processo de adultização da criança, bem como a análise de dados referente a imagens veiculadas na internet e na mídia televisiva. Nesse cenário, observa-se que não há uma “divisão” clara entre adultos e crianças, uma vez que comportamentos, características e práticas de consumo se confundem entre esses dois sujeitos. Como suporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Ariès (1981), Postman (1999), Rousseau (2004), Del Priore (1991), Dornelles (2005), Brandão (2007), Kuhlmann JR (2004), Sarmento (2004), Foucault (1989), dentre outros que discutem a infância e as práticas a ela destinadas, além de documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil. Para um melhor entendimento da questão proposta, antes de tratarmos da adultização da infância, discorremos sobre a história da criança e da infância, do medievo aos dias atuais, o que nos leva a compreensão de como a sociedade e, consequentemente, a escola lida com esse sujeito hoje. Os estudos nos mostram fatores que tendem a influenciar o comportamento infantil, estimulando-os a agirem como pequenos adultos. Nesse sentido, é importante que se tenha um olhar crítico sobre a influência midiática no comportamento das crianças, apontando para a necessidade de um olhar cuidadoso para com as experiências proporcionadas a estas, com vistas a promover atividades voltadas para as especificidades e particularidades do mundo infantil, distanciando-as do mundo adulto. Dessa forma, acreditamos que a escola, juntamente com a família, deve manter um diálogo permanente nesse sentido, garantindo o direito da criança de viver a sua infância.
Descrição: ARAÚJO, M.V. S. O discurso midiático no processo de adultização da criança: o desaparecimento da infância e suas implicações na prática educativa.2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15257
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Valéria Silva Araújo.pdf700.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.