Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15264
Título: Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB
Autor(es): Flor, Jaqueline Malaquias
Palavras-chave: Mapas mentais
Percepção ambiental
Escola pública
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Os mapas mentais são ferramentas de auxilio na representação e compreensão do espaço vivido “lugar”, sendo este um recurso que propicia o desenvolvimento de ações no processo de ensino e aprendizagem da problemática ambiental. A imagem construída a punho diz muito sobre as relações dos agentes sociais, nesta perspectiva o objetivo da pesquisa é analisar a percepção ambiental dos discentes utilizando como mecanismos os mapas mentais. Este foi realizado, durante o 3º bimestre do ano de 2017, em turmas do 1° ano Médio, da Escola Estadual São Sebastião, no bairro do Alto Branco, localizado no município de Campina Grande/PB. O método utilizado foi o quantitativo e qualitativo com ênfase na fenomenologia, este análisa num primeiro momento os dados obtidos através de questionários e posterior fazse a relação espacial e social que os discentes têm com o lugar. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois foram perceptíveis os problemas ambientais propostos pelos alunos nas imagens mentais produzidas, os alunos demostraram conhecimento do espaço vivido, noções de referencias geográficas como base para construção dos mapas, no entanto diante do que foi proposto fora alcançado o objetivo. Perante os estudos de percepção ambiental se faz necessário que estes resultados oportunizem o desenvolvimento da Educação Ambiental como ferramenta de conscientização e construção de uma nova racionalidade ambiental nestes indivíduos.
Descrição: FLOR, J. M. Percepção ambiental de discentes através dos mapas mentais em uma escola pública de Campina Grande - PB. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15264
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- JAQUELINE MALAQUIAS FLOR.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.