Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15271
Título: Estratégias utilizadas nas aulas de geografia em turmas de nível médio a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB
Autor(es): Sousa, Jéssika Míirlla Farias de
Palavras-chave: PIBID
Jogo digital
Robótica
Métodos de ensino
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: Este trabalho discute a necessidade de incorporar ao processo de ensino e aprendizagem a utilização de diversas estratégias metodológicas, na construção de uma prática pedagógica em Geografia preocupada em consolidar a relevância dessa disciplina como conhecimento que está além dos muros da escola, adentrando no cotidiano dos alunos, tornando-os sujeitos da produção de múltiplos espaços. Esta experiência foi realizada pelos bolsistas do PIBID junto aos alunos do Ensino Médio em duas escolas localizadas na cidade de Campina Grande – PB, Escola Estadual Assis Chateaubriand e Escola Estadual Severino Cabral. Objetivou trabalhar, através de projetos de intervenção, três temáticas acerca dos conteúdos geográficos: a Globalização, analisando os atrativos do capitalismo em diferentes espaços, assim, como os problemas ambientais decorrentes do consumismo humano; Outra temática foi a sustentabilidade, identificando no espaço de vivência aspectos de uma cidade sustentável, assim, compreendendo práticas sustentáveis que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade; também buscou discutir a importância da energia para vida humana, assim, como analisar os diferentes tipos de energias renováveis e não renováveis. Os procedimentos utilizados no desenvolvimento dos projetos foram, além das aulas expositivas e dialogadas, a construção de vídeo reportagens acerca da Globalizando, analisando os diferentes espaços, como o Partage Shopping e a feira central. Também foi construída uma cidade sustentável, a partir da utilização do jogo digital “Simcity”, bem como de três maquetes sustentáveis, materializando uma cidade sustentável, uma escola sustentável e uma casa sustentável, buscando refletir a partir das categorias geográficas lugar e paisagem a necessidade de planejamento de uma cidade sustentável. E, por fim, houve a utilização de kits de robótica para demonstrar em sala de aula a importância das energias renováveis, valorizando a conscientização do aluno para a conservação ambiental. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a intensa participação dos alunos, a modificação dos estereótipos construídos acerca da Geografia, assim como a formação de alunos mais críticos e construtores do próprio conhecimento, refletindo a Geografia não apenas como uma disciplina escolar, mas como prática de vida.
Descrição: SOUSA, J. M. F. de. Estratégias utilizadas nas aulas de geografia em turmas de nível médio a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15271
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Míirlla Farias de Sousa.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.