Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15272
Título: O uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíba
Autor(es): Santos, Francisca Johanna Alves dos
Palavras-chave: Mapas mentais
Recurso didático
Ensino fundamental
Ensino de geografia
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Este estudo busca apresentar a representação espacial para a compreensão categoria de lugar para o desenvolvimento das habilidades espaciais adquiridas pelos alunos, durante as series finais no ensino fundamental, a fim de contribuir para que eles relacionem a geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. Nesta perspectiva, o artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização dos Mapas Mentais para o ensino da Geografia na categoria geográfica lugar, com alunos do 6° ano do fundamental II da Escola Arco-Íris do Saber localizada em Campina Grande. A pesquisa está fundamentada em debates teóricos para compreender como os estudiosos analisam o uso dos mapas mentais e sua relação com o lugar. A metodologia utilizada consistiu da aplicação de mapa mental para identificar o caminho percorrido entre a escola e casa, a fim de reconhecer os símbolos e o sentimento de pertencimento com o lugar de vivencia, e questionários para melhor interpretar os mapas mentais. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois demostra que este recurso didático foi eficiente para o estudo do lugar enquanto categoria de analise. A percepção e a interpretação dos alunos, demostrou a organização de pensamentos e a apreensão dos elementos da paisagem como conhecimento do espaço vivido. Constatou-se que o uso desse recurso didático se fez necessário, pois, os alunos utilizaram o senso comum para a construção do conhecimento no saber científico. Assim o mapa mental no ensino da geografia torna-se favorável, pois esse se faz a partir da realidade observada.
Descrição: SANTOS, F. J. A. dos. O uso de desenhos de trajeto como recurso didático para o ensino da categoria geográfica lugar no 6° ano do ensino fundamental em uma escola no município de Campina Grande - Paraíba. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15272
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- FRANCISCA JOHANNA ALVES DOS SANTOS.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.