Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15286
Título: O discurso humorístico nordestino: uma análise sociolinguística do humor regional de Zé Lezin e Renan da Resenha
Autor(es): Batista, Amanda Gabriela Silva
Palavras-chave: Língua
Sociolinguística
Variações linguísticas
Humor
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Sabendo que a língua é o elemento essencial para o ato comunicativo entre sujeitos, torna-se fundamental compreender que ela não é um sistema puro, ou seja, livre de variações, podendo uma mesma língua variar em diversos tipos e níveis sociais. Com o estudo ora produzido, serão destacados a importância e o respeito a todas as variações linguísticas enquanto partes fundamentais para o funcionamento da língua e cultura de determinadas regiões. Para isto, foi feita uma pesquisa analítico-descritiva, cujo corpus são vídeos, produzidos pelos humoristas paraibanos, Zé Lezin e Renan da Resenha, publicados na plataforma digital YouTube. Metodologicamente de natureza qualitativa, esta pesquisa objetiva compreender de que maneira as variações linguísticas presentes no material selecionado contribuem na produção do humor considerado nordestino. Analisou-se o corpus a partir de estudos sociolinguísticos de diversos teóricos, dentre eles Bagno (1999), utilizando-se desse arcabouço teórico para compreender como ocorre esse processo de variação produzido no uso da língua. Discutiu-se a questão do Humor a partir de estudiosos como Jerónimo (2015). Desta forma, o trabalho demonstrou que as variações linguísticas são importantes elementos para a comicidade e produção de sentidos nos discursos humorísticos, contribuindo, inclusive, para a reiteração de estigmas e preconceitos linguísticos acerca do falar nordestino.
Descrição: BATISTA, A. G. S. O discurso humorístico nordestino: uma análise sociolinguística do humor regional de Zé Lezin e Renan da Resenha. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15286
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Gabriela Silva Batista.pdf11.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.