Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15293
Título: O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas na escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho
Autor(es): Medeiros, Glaidson Carlos de
Palavras-chave: Ensino
Filosofia
Metodologia
Data do documento: 21-Set-2016
Resumo: O presente trabalho acadêmico intitulado O Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho tem como objetivo traçar sucintamente uma trajetória histórica do ensino de filosofia na educação básica no Brasil, contextualizando com a prática encontrada no ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino no Estado do RN. Enfatizando os problemas deixados pela dinâmica dos movimentos que levam a entrada e saída da disciplina nos currículos, ressaltamos a proposição de uma metodologia atrativa para os jovens na atual sociedade. O estudo ressalta a importância da disciplina para exercício pleno da cidadania, da formação crítica e reflexiva. A metodologia aplicada na pesquisa foi a bibliográfica. Percebeu-se ao fim da pesquisa que os conteúdos livrescos e a história da filosofia devem ser acompanhados de uma reflexão acerca das condições de existência dos aluno, bem como, que o fazer pedagógico deve ser sempre revisto e repensados, apontando para a utilização de metodologias inovadoras com projetos pedagógicos.
Descrição: MEDEIROS, G. C. de. O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas na escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15293
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glaidson Carlos de Medeiros.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.