Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15297
Título: Uma leitura buberiana da concepção de sujeito em Max Stirner e Soren Kierkegaard
Autor(es): Rodrigues, José Jorge Santos
Palavras-chave: Egocentrismo
Diálogos
Filosofia buberiana
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: A filosofia buberiana propõe o diálogo como caminho para a superação da condição egoísta que marca o pensamento e as éticas ocidentais. Nossa pesquisa contemplará, portanto, sua concepção de sujeito diretamente associada às noções de presença, diálogo, responsabilidade e reciprocidade. Assim, seu pensamento desenvolve uma reflexão na qual o sujeito é concebido no âmbito das relações intersubjetivas humanas, pois será o fundamento da ética da alteridade. Abordará também uma leitura buberiana das concepções de sujeito em Max Stirner e Soeren Kierkegaard,desenvolvida no livro intitulado Do diálogo e do dialógico.Assim, o artigo contemplará um cotejamento das concepções de sujeito de Max Stirner e Soeren Kierkegaard, mas analisados pelo filtro das categorias dialógicas do pensamento buberiano, resultando numa crítica do que o nosso autor chama de pensamento monológico-solipsista.
Descrição: RODRIGUES, J. J. S. Uma leitura buberiana da concepção de sujeito em Max Stirner e Soren Kierkegaard. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15297
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jorge Santos Rodrigues.pdf378.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.