Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15300
Título: Memórias dos agricultores rurais da fazenda Reunida Recreio em Pilar - PB: uma história de lutas por um pedaço de chão (1994-2005)
Autor(es): Mota, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: Fazenda Reunida Recreio
Reforma agrária
História oral
Assentamento Nova Conquista II
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Este trabalho traz a luz memórias de agricultores que superaram os seus medos e foram a luta pelos direitos dos trabalhadores rurais da fazenda Reunida Recreio de Pilar – PB. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é recuperar a história por meio de depoimentos dos próprios moradores, que vem trazer a tona suas trajetórias e vivências, onde jovens e adultos, homens e mulheres se uniram em prol de uma causa, ou melhor, de um sonho, o de possuírem um pedaço de terra, onde seria possível morar e trabalhar sem estarem submetidos aos as açoites, mandos e desmandos do coronel e seus capangas. Trabalhamos com a demarcação temporal por um período de onze anos (1994 – 2005) e com demarcação espacial na própria antiga fazenda Reunida Recreio na cidade de Pilar – PB, que hoje tornou-se o Assentamento Nova Conquista II. Nosso trabalho se insere numa perspectiva da Nova História Cultural a partir de uma metodologia da História Oral, no qual utilizaremos de depoimentos orais, como também usamos alguns documentos ligados ao processo de Reforma Agrária, a exemplo da CPT, da Associação dos Trabalhadores Rurais, o INCRA e o Cartório de Registro de Imóveis da cidade de Pilar – PB.
Descrição: MOTA, A. P. da S. Memórias dos agricultores rurais da fazenda Reunida Recreio em Pilar - PB: uma história de lutas por um pedaço de chão (1994-2005). 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15300
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva Mota.pdf4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.