Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15313
Título: A exploração dos instintos sexuais entre literatura e cinema: O caso d´O Crime do Padre Amaro
Autor(es): Muniz, Maria Aparecida de França
Palavras-chave: Análise do discurso
Literatura portuguesa
Intersemiótica
Sexualidade
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O presente artigo consiste em uma análise comparativa entre a obra O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, e o longa-metragem El crimen del Padre Amaro, de Carlos Carrera, adaptação da obra literária. Para tanto, focaremos na questão dos instintos sexuais presentes no personagem principal, Amaro Vieira, centrando na hipótese de que a representação do desejo sexual está constantemente aliada ao sagrado. A partir das duas obras (romance e filme), foi realizada uma comparação entre as personagens e os acontecimentos, mantendo o foco na relação entre Amaro e Amélia. Para isso, fez-se necessário realizar um breve resumo da obra literária, tecendo comparações em relação às alterações que o longa metragem sofreu no decorrer do seu percurso, como também observações voltadas para os pontos que permaneceram fiéis à obra literária. Para a realização dessa análise, foi utilizada a problemática da adaptação e transcodificação, de Hutcheon (2011), segundo Hutcheon o ideal teórico é a fidelidade de obra de partida, bem como houve embasamento teórico das representações da sexualidade por Foucault (1988), Beauvoir (1960) e Stuart Mill (2006).
Descrição: MUNIZ, M. A. de. F. A exploração dos instintos sexuais entre literatura e cinema: O caso d´O Crime do Padre Amaro. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15313
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida de França Muniz.pdf6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.