Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15314
Título: A (des)construção do paradigma de "esposa virtuosa" em Alcmena de Plauto e de Guilherme Figueiredo
Autor(es): Gomes, Sara Laysa de Azevedo
Palavras-chave: Literatura comparada
Teoria da comédia
História das mulheres
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O objetivo do presente artigo é desenvolver um estudo comparativo entre a Comédia Clássica Anfitrião, de Plauto, e da Contemporânea Um deus dormiu lá em casa, do brasileiro Guilherme Figueiredo, a fim de compreender a maneira na qual ocorre a (des)construção do paradigma de “esposa virtuosa” na personagem Alcmena nas duas obras em foco. A pesquisa pode ser definida qualitativa de cunho bibliográfico. Para fundamentar nossa análise, este estudo teve como principais aparatos teóricos Hunter (1953), que aborda a teoria da Comédia Nova da Grécia e de Roma, Salles (1982), que retrata o mundo da Antiguidade de uma forma mais ampla, Sissa (1990), que apresenta a visão feminina aos olhos dos filósofos gregos e, por fim, Duby e Perrot (1990), que aborda a história das mulheres na Antiguidade Clássica.
Descrição: GOMES, S. L. de. A. A (des)construção do paradigma de "esposa virtuosa" em Alcmena de Plauto e de Guilherme Figueiredo.2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15314
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Laysa de Azevedo Gomes.pdf6.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.