Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15315
Título: Os muitos galhos de uma mesma árvore: o alcorão e os upanishades à luz da doutrina secreta
Autor(es): Batista, José Helbert Calixto
Palavras-chave: Religião
Hinduísmo
Alcorão
Crenças
Escrituras sagradas
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: O estudo comparativo das religiões foi um tabu durante grande parte da história humana, sendo essa prática considerada heresia pelos líderes mais ortodoxos das várias religiões existentes, sendo o estudo comparativo desses textos uma importante ferramenta para o desenvolvimento da compreensão da diversidade cultural. Levando em conta essas questões, esse artigo tem como objetivo comparar as escrituras sagradas de duas das mais influentes religiões, o Alcorão e os Upanishads, respectivamente, nas escrituras do Islã e do Hinduísmo, buscando apontar as semelhanças entre essas duas crenças tão distintas e, mostrar que por mais diferentes que elas possam parecer, trazem a mesma descrição do personagem “Deus”. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica, em que se fará pela aplicação da teoria presente no livro A Doutrina Secreta (1888), de Helena Blavatsky, bem como dos livros O Sagrado e o profano (1992) e Mito e Realidade (1972), ambos do escritor Mircea Elaide. Com o auxílio desse material buscaremos apontar as semelhanças entre os protagonistas das duas obras.
Descrição: BATISTA, J. H. C. Os muitos galhos de uma mesma árvore: o alcorão e os upanishades à luz da doutrina secreta. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15315
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Helbert Calixto Batista.pdf5.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.