Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Laís Nicácio de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T13:30:27Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T13:30:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15326 | - |
dc.description | LIMA, L. N. de. A concepção de escrita adotada por professores em formação inicial: uma análise a partir dos relatórios de estágio. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao analisarmos a evolução da escrita ao longo dos anos, podemos observar seu desenvolvimento histórico, desde a década de 70, até os dias atuais, seguindo uma linha de construção que parte do produto ao processo (MARCUSCHI, 2008). Remetendo isso aos manuais de ensino e às práticas desempenhadas em sala de aula, realizamos um estudo no intuito de analisar a concepção de escrita adotada na intervenção do estágio supervisionado, no curso de Letras-Português, em turmas de Ensino Médio, com a finalidade de investigar a ênfase que é dada a produção de textos (voltada ao gênero ou à tipologia textuais) e identificar (se há ou não) o trabalho com a reescrita de textos e como ele é realizado, baseada nas contribuições teóricas de Sercundes (2000), Calkins (1989) e Kleiman (1995). Para tanto, selecionamos três (03) relatórios de estágio para analisarmos, em especial, o tópico destinado ao relato de experiência, sendo dois (02) coletados em 2016.1 e um (01) em 2017.1, nomeados de A, B e C, respectivamente. Partindo de uma pesquisa qualitativo-interpretativista, os resultados apontam, por um lado, para um ensino embasado nas teorias dos anos 2000, e, por outro, um ensino tradicional, mecanizado, seguindo a perspectiva da escrita como produto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant´Ana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Concepções de escrita | pt_BR |
dc.subject | Relatórios de estágio | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A concepção de escrita adotada por professores em formação inicial: uma análise a partir dos relatórios de estágio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laís Nicácio de Lima.pdf | 10.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.