Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15327
Título: Linguagem e identidade nordestina na obra Ciço de Luzia, de Efigênio Moura
Autor(es): Guimarães, Éricka de Souza
Palavras-chave: Identidade cultural
Variação linguística
Preconceito linguístico
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Este trabalho analisa algumas falas presentes no livro Ciço de Luzia, de Efigênio Moura (2013). O objetivo principal foi de compreender como os tipos e níveis de variação linguística nas falas das personagens contribuem na formação da identidade cultural nordestina. Partimos do pressuposto de que, em uma comunidade de fala, a língua é tida como algo heterogêneo e que varia de acordo com diversos fatores. Então, à luz dos fundamentos teóricos da Sociolinguística, foram destacadas algumas variações que fazem parte do corpus estudado, e algumas questões acerca do preconceito linguístico, pois é a partir da língua que é possível verificar as crenças e costumes caracterizados pelos personagens da região do Nordeste. Este trabalho tem caráter qualitativo e bibliográfico, uma vez que os estudos foram desenvolvidos a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores. Para a análise acerca da constituição da identidade e das variações linguísticas, este estudo foi baseado em alguns autores e suas teorias (WOODWARD, 2000); (HALL, 2007); (ALKIMIN, 2007), entre outros. Através da análise, revelou-se a identidade religiosa, a do homem valente e de costumes nordestinos típicos da década de 1970, representadas nas falas e expressões utilizadas pelos personagens. Assim, é possível destacar duas variações linguísticas, a diastrática e a diatópica, que contribuem para a identificação dos indivíduos no livro.
Descrição: GUIMARÃES, E. de S. Linguagem e identidade nordestina na obra Ciço de Luzia, de Efigênio Moura. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15327
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éricka de Souza Guimarães.pdf7.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.