Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15355
Título: Los aspectos culturales en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera en cercanía joven I
Autor(es): Queiroz, Viviane Sousa
Palavras-chave: Livro didático
Ensino de língua espanhola
Cultura
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A língua tem uma relação profunda com a cultura à qual faz parte, e a partir dela os indivíduos expressam suas ideias, valores, crenças, costumes e propagam tudo isso aos descendentes, por tanto, ela leva significados atribuídos por seus falantes. Por muito tempo, na área dos estudos linguísticos, não foi dada atenção devida a esta parte importante da língua, o resultado disso foi crer que a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua seriam suficientes. No entanto, isso não se estabeleceu como verdade absoluta, pois linguistas deram continuação a suas pesquisas destacando a relevância do aspecto cultural no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, no nosso caso o espanhol. Assim, sabendo que estamos falando de uma língua considerada plural e heterogênea, o espanhol, é necessário abordar, além dos conteúdos gramaticais, os culturais, aspecto muito importante na formação dos alunos. Deste modo, nos baseamos em alguns estudiosos, como Laraia (2009), Eagleton (2005), Paraquett (2012), Porcellato (2013), Salomão (2012), López y Sans (2004), dentre outros que foram essenciais para a construção de nossas discussões. Sabendo a relevância de abordar a cultura no processo de ensino/aprendizagem do espanhol, e do livro didático como ferramenta do professor, nosso trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da presença da cultura nas aulas de ELE, e analisar como os conteúdos culturais, ou seja, a diversidade cultural e os tipos de cultura do mundo espanhol são abordadas no livro didático Cercanía Joven 1 (2016) e como são apresentados. A partir disto, descrevemos e analisamos os conteúdos culturais, mostrando que no decorrer da unidade do livro os mesmos são introduzidos de modo contextualizado dentro de todas as atividades propostas, a diversidade cultural está presente nas propostas de atividades e os tipos de cultura presentes são a com C maiúscula y c minúscula, trabalhando a pluralidade cultural da língua.
Descrição: QUEIROZ, V. S. Los aspectos culturales en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera en cercanía joven I. 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15355
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Sousa Queiroz.pdf24.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.