Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15404
Título: A guarda compartilhada na Lei nº 13.058/2014 como instrumento de prevenção contra a alienação parental
Autor(es): Brito, Érica Pereira de
Palavras-chave: Guarda compartilhada
Alienação parental
Lei 13.058/2014
Poder familiar
Data do documento: 25-Ago-2017
Resumo: Com o constante desenvolvimento da sociedade o poder judiciário tem procurado acompanhar tais mudanças seguindo tendência mundial, assim publicou a lei nº 13.058/2014, lei da guarda compartilhada, visando à possibilidade de concessão ao pai de atuar em consonância com a mãe, decidindo em igualdade de condições o futuro dos filhos. Como o bem-estar da prole deve prevalecer, ao decidir pelo modelo a ser adotado, não há que se impor obstáculos para sua aplicação, uma vez que esse modelo possui, como grande benefício, permitir aos filhos uma maior integração com seus pais, preservando-se assim, dentro do razoável, o laço emocional existente entre eles. Sendo relevante também a importância da guarda compartilhada para inibição da alienação parental, pois é verdade que muitas mães não querem dividir a educação e o controle dos filhos, dominando a situação completamente, sem cederem nada, mesmo que não tenham tempo para ser mães em tempo integral, como acontecia no padrão antigo. Neste momento, a guarda compartilhada chega trazendo a esperança de um reconhecimento legal de que tanto a mãe quanto o pai têm a mesma responsabilidade e capacidade de atender as necessidades dos filhos, quanto à educação, afeto, proteção e cuidados.
Descrição: BRITO, E. P. de. A guarda compartilhada na Lei nº 13.058/2014 como instrumento de prevenção contra a alienação parental. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15404
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Pereira de Brito.pdfÉrica Pereira de Brito9.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.