Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15427
Título: Cultura organizacional e processos de mudança - uma revisão teórica
Autor(es): Brito Júnior, Waltair Barbosa Pacheco de
Palavras-chave: Cultura organizacional
Mudança organizacional
Ambiente organizacional
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Mudança organizacional é um fator que está implícito ao processo de cultura organizacional nas empresas, ora pela necessidade repentina provocada por algum fenômeno alheio e súbito seja interno ou externo, ora pela necessidade de se adequar a um planejamento prévio programado para atingir as metas ou objetivos que estas se proponham alcançar. Diante disto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores da cultura organizacional que mais se destacam em processos de mudança nas organizações. Para o alcance do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter bibliográfico. Dentre as variáveis encontradas na literatura destacam-se: Sentimento de perda, Dificuldade de lidar com o novo com o complexo, Possibilidade de perder algo de valor, Ameaças às relações de poder estabelecidas. Essas variáveis identificadas no processo de mudança são reações pessoais ou grupais, mas, que estão diretamente relacionadas com o tipo de sentimento que o individuo ou o grupo desenvolve no seu ambiente organizacional e que tem haver com seus sentimentos próprios, e que os mesmos são desencadeados como forma de respostas.
Descrição: BRITO JUNIOR, W. B. P. de. Cultura organizacional e processos de mudança - uma revisão teórica. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15427
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waltair Barbosa Pacheco de Brito Júnior.pdf6.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.