Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15444
Título: Autismo e psicanálise: Qual o lugar que o autista pode ocupar no olhar do outro?
Autor(es): Lima, Amanda de Medeiros
Palavras-chave: Autismo
Psicanálise
Sujeito - Concepção
Clínica lacaniana
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, apesar de antigo e complexo, está sendo cada vez mais frequente no campo da psiquiatria infantil. No entanto, suas definições epistemológicas e nosográficas passam por constantes modificações, incitando um acirrado debate entre os mais diversos campos teóricos. A psicanálise comparece nessa discussão teórica apostando na perspectiva de priorizar a singularidade do um, acolhendo o sujeito para além das marcas que ele leva em seu diagnóstico. O presente artigo origina-se do recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) intitulada “Diagnóstico do espectro autista: qual o parecer do par parental?”, realizada no CAPSi – Intervenção Precoce, Campina Grande- PB, e tem como objetivo, à luz da teoria e ética psicanalítica de orientação Lacaniana, analisar qual o lugar do sujeito autista no olhar do Outro a partir do discurso do par genitor/responsável. Para tanto, foram entrevistados 14 pais/responsáveis de crianças atendidas pelo CAPSi, com diagnóstico de autismo. Assim sendo, constatou-se nos resultados que apesar de a subjetividade do autista ser excluída pelo Outro, esse sujeito demonstra que pode fazer escolhas e que, a todo momento, se faz existir como tal.
Descrição: LIMA, A. de M. Autismo e psicanálise: Qual o lugar que o autista pode ocupar no olhar do outro?. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15444
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda de Medeiros Lima.pdfPDF - Amanda de Medeiros Lima12.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.