Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15460
Título: Múltiplas águas e múltiplos usos: Gerenciamento, saúde e sustentabilidade ambiental
Autor(es): Fernandes, Fernanda Liégina da Silva
Palavras-chave: Qualidade da água
Tratamento da água
Armazenamento de água
Sustentabilidade ambiental
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na comunidade Chão da Pia (Areia/PB) no período de estiagem. Teve o objetivo de estudar a origem e o gerenciamento das múltiplas águas destinadas a múltiplos usos, analisar a percepção da qualidade dessas águas pelos usuários e dos eventuais riscos à saúde e dos impactos dos usos exploratórios da água, solo e vegetação que afetam a capacidade suporte do ecossistema. Foram entrevistadas 10 famílias de agricultores e artesãos. Quanto às águas presente na comunidade a mesma é distribuída por carros pipa que têm origens e qualidades diferentes (água potável da operação pipa; tratadas ou de açudes fornecidas pelas prefeituras e de origem desconhecida distribuídas pelos “pipeiros” particulares). Algumas cisternas contem águas misturadas, indicando falta de percepção da qualidade com riscos à saúde. A extração de barro para obter “o barro da loiça” e o corte de plantas para produzir lenha para a queima das peças exerce forte impacto ambiental no solo, e na vegetação. Os entrevistados negaram exercer impactos no ambiente ou não fizeram comentários. Apresentam duvidas ou não consideram riscos à saúde o manejo de águas de qualidades diferentes. As múltiplas águas podem ser aumentadas e melhor aproveitadas com tecnologias alternativas não existentes nessa comunidade como cisternas calçadão e barragens subterrâneas, facilitando os múltiplos usos nas estiagens.
Descrição: FERNANDES, F. L. da S. Múltiplas águas e múltiplos usos: Gerenciamento, saúde e sustentabilidade ambiental. 2016. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15460
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Liégina da Silva Fernandes.pdfPDF - Fernanda Liégina da Silva Fernandes22.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.