Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15472
Título: Abordagem dos aspectos históricos sobre a radioatividade e os modelos atômicos nos livros didáticos do PNLD 2015
Autor(es): Santos, Severino Coelho dos
Palavras-chave: Livro didático
Modelos atômicos
Química
Radioatividade
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A escolha do livro didático é uma etapa importante, pois as obras escolhidas são sem dúvida a principal fonte de informação, tanto para os professores como para os alunos. Este trabalho relata a importância dos aspectos históricos sobre radioatividade na evolução dos modelos atômicos, como também, aborda como os livros do ensino médio faz a ligação dos fatos da descoberta da radioatividade com o processo de evolução dos modelos atômicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos históricos presentes nos livros didáticos do PNLD 2015 (Ser Protagonista, Química Cidadã e Química1) sobre o tema radioatividade na evolução dos modelos atômicos, levando em consideração como o conteúdo se apresenta e se desenvolve nos livros abordados e verificando os exemplos, se são relacionados com o cotidiano e seu contexto histórico. Sabe-se que o livro didático é uma ferramenta única e de fácil acesso a todos, consequentemente, é relevante que todas as obras do PNLD sejam bem elaboradas. O ponto principal da pesquisa foi verificar a abordagem desses aspectos históricos da radioatividade, observando se antes de expô-lo na explicação de um modelo atômico (como o de Rutherford), foram colocadas ideias pertinentes ao tema. Vale salientar que o ensino de ciências está em constante evolução, assim sendo, é importante não nos prendermos apenas aos livros vigentes em determinados períodos, mas buscamos sempre a atualização. Assim, pode-se dizer que o aspecto histórico sobre radioatividade na evolução dos modelos atômicos é fundamental para a compreensão do conteúdo, pois o livro didático é peça fundamental no ensino-aprendizagem, portanto, se faz necessário uma abordagem desses aspectos para uma melhor compreensão do conteúdo.
Descrição: SANTOS, S. C. dos. Abordagem dos aspectos históricos sobre a radioatividade e os modelos atômicos nos livros didáticos do PNLD 2015. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15472
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Coelho dos Santos.pdfPDF - Severino Coelho dos Santos8.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.