Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15481
Título: Aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana no sistema penitenciário brasileiro
Autor(es): Mendes, Maria Aparecida Bessa
Palavras-chave: Princípio da dignidade da pessoa humana
Sistema penitenciário
Ressocialização
Superlotação carcerária
Degradação humana
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de mostrar o estado degradante em que vivem os apenados brasileiros, dando ênfase ao princípio da dignidade da pessoa humana no sistema penitenciário. A dignidade da pessoa humana está prevista no inciso III do art. 1° da Constituição Federal Brasileira e possui uma aplicabilidade ampla. Assim, indispensável se faz o referido princípio para obter êxito na ressocialização do apenado, em outras palavras, é a base fundamental para se alcançar um sistema prisional humanitário. A presente superlotação carcerária vem gerando revolta nos apenados e transformando a ressocialização em criminalização. Sabe-se que o sistema penitenciário tem o objetivo de ressocializar o preso, dando a eles a oportunidade de começar uma nova vida, mas, infelizmente, este alvo não está sendo atingido. Entretanto, os penitenciários são sujeitos de direitos. Como se sabe, as penas cruéis foram extintas há séculos, portanto, a aplicabilidade atual das penas são humanitárias. Então, não pode continuar o Estado, sendo omisso diante das mazelas carcerárias. Onde deve ser entendido que o apenado perdeu sua cidadania e não sua dignidade como pessoa humana. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, no intuito de descobrir novas soluções para o aprimoramento em todo o sistema prisional, fazendo com que o Estado cumpra com seus deveres e obrigações.
Descrição: MENDES, M. A. B. Aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana no sistema penitenciário brasileiro. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15481
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Bessa Mendes.pdfMaria Aparecida Bessa Mendes10.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.