Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15513
Título: O crédito consignado: sua origem, modificações e influência no endividamento dos aposentados e pensionistas
Autor(es): Assis, Adriana Ferreira de
Palavras-chave: Empréstimo consignado
Endividamento
Empréstimo
INSS
Crédito pessoal
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: No Brasil ocorreu desde 2003 um grande aumento na procura por empréstimos com desconto em folha de pagamento, que se deveu principalmente pela agregação dos aposentados e pensionistas do INSS a essa modalidade de crédito. Esse trabalho foi feito com o objetivo de entender, relacionar e explicar as várias nuances desse tipo de crédito nas varias etapas, desde sua criação, evolução, como se dá sua contratação e até seu envolvimento ambíguo no fenômeno de superendividamento das pessoas. Analisando dados e informações de órgãos responsáveis e interessados neste setor, tais como Banco Central do Brasil, CNDL e Serasa, que visam estudar a volatilidade do mercado financeiro e como o consumidor se comportam diante desta realidade. Foi visto que os juros do empréstimo consignado são menores que os do empréstimo pessoal, com prazos maiores que a maioria das linhas de crédito e está associado a uma menor taxa de inadimplência. Nesse estudo conclui-se que o crédito consignado tem vantagens em relação ao crédito pessoal, por ser mais seguro suas taxas são mais baixas, com isso proporcionado menores juros, também podemos concluir que com as atrações das taxas de juro baixa o funcionário público e o aposentado e pensionista emprestam mais dinheiro com isso comprometendo a renda familiar cada vez mais. Resultando em um aumento do índice de endividamento a cada dia no Brasil, não só na linha de crédito consignado como também as demais modalidades de crédito pessoal.
Descrição: ASSIS, A. F. de. O crédito consignado: sua origem, modificações e influência no endividamento dos aposentados e pensionistas. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15513
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Ferreira de Assis.pdf7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.