Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15517
Título: O serviço social e a pessoa com deficiência na APAE-CG: demandas e possibilidades do exercício profissional
Autor(es): Vasconcelos, Letícia Cavalcante de
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Terceiro setor
Associação de pais e amigos dos excepcionais
Assistência social
Data do documento: 7-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado da experiência acadêmica de Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais município de Campina Grande-PB. Foi a partir dessa inserção que este trabalho propôs-se a compreender os aspectos relacionados ao Serviço Social e a Pessoa com Deficiência na APAE/CG destacando as demandas e possibilidade do exercício profissional. Nesse sentido, descrevemos a gênese e as ações interventivas do trabalho do Assistente Social na instituição bem como a institucionalização do Terceiro setor na sociedade e por fim os desafios dos direitos sociais da pessoa com deficiência que são postos para o trabalho do Assistente Social. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e documental auxiliando na discussão autores como Iamamoto (1992), Paulo Netto (1999), Yazbek (2009), Aranha (2001), Debei (2007), Montanõ (2007), entre outros. Dessa forma foi possível constatar que o Assistente Social necessita se apropriar de conhecimentos ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo no seu âmbito de atuação para que seu trabalho possua criticidade e capacidade de construir novos caminhos em busca da ordem societária atual socioassistenciais.
Descrição: VASCONCELOS, L. C. de. O serviço social e a pessoa com deficiência na APAE-CG: demandas e possibilidades do exercício profissional. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15517
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Cavalcante de Vasconcelos.pdf12.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.