Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15518
Título: Diagnóstico acerca dos mecanismos de coleta, armazenagem e destinação final de óleos lubrificantes e embalagens em postos de combustíveis em Campina Grande – PB
Autor(es): Cavaco, Pablo Nascimento
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Resíduos líquidos
Resíduos - Postos de combustíveis
Óleos lubrificantes
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Postos de combustíveis são empreendimentos que desenvolvem diversas atividades geradoras de resíduos líquidos e sólidos. Alguns desses resíduos são de grande periculosidade ao meio ambiente e necessitam de uma melhor gestão para sua deposição final. Os óle os lubrificantes e suas embalagens são resíduos que exigem procedimentos específicos para a coleta, tratamento e deposição final, estabelecidas de acordo com as diretrizes propostas nas resoluções específicas. Esse trabalho objetivou avaliar os modelos de gestão do descarte dos óleos lubrificantes e de suas respectivas embalagens no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Por meio de questionário, desenvolvendo uma pesquisa exploratória, foi possível verificar a estrutura de troca de óleo, a gestão ambiental e a destinação final dos óleos lubrificantes usados e suas embalagens nos postos revendedores estudados. Os métodos utilizados foram eficientes, uma vez que com seu uso foi possível identificar o atual contexto do descarte de resíduos de óleos lubrificantes usados ou contaminado. Por isso, pode-se concluir que os postos revendedores estão em acordo com a resolução CONAMA n° 362/2005 e a ABNT NBR 10004/2004, apresentando em seus dados eficiência e conformidade nos processos direcionados ao tratamento de resíduos sólidos, principalmente com relação à destinação eficiente de óleo lubrificante usados ou contaminados e suas respectivas embalagens.
Descrição: CAVACO, P. N. Diagnóstico acerca dos mecanismos de coleta, armazenagem e destinação final de óleos lubrificantes e embalagens em postos de combustíveis em Campina Grande – PB. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15518
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Nascimento Cavaco.pdfPDF - Pablo Nascimento Cavaco16.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.