Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15598
Título: A série dos reis de Ruth Rocha: uma análise das relações de poder
Autor(es): Ferreira, Gessimara Carneiro
Palavras-chave: Narrativa Infantil
Ruth Rocha
Poder
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Sabemos que a história da literatura infantil começou a ganhar destaque a partir do século XVIII.No Brasil surgiram os primeiros livros para crianças no final do século XIX. Ao tomarmos conhecimento da história da literatura infantil, percebemos que Ruth Rocha tem grande influência na história da literatura infantil brasileira. O contato recente com a obra dessa escritora motivou o interesse em ler mais detidamente seus livros, dos quais tivemos acesso às três narrativas que segundo a crítica integram a série dos reis: O Reizinho mandão (1997), O Rei que não sabia de nada (1980) e O que os olhos não vêem (1994). Objetivamos analisar esses livros e observar de que modo o poder é tratado em cada obra, buscando perceber e identificar a crítica que sutilmente a postura dos reis revela. Trata-se, portanto, de um estudo de crítica literária que se fundamenta na pesquisa de base bibliográfica, já que se fez necessário a realização de algumas leituras críticas de estudiosos que estudaram a obra da autora, bem como a leitura crítica sobre a narrativa voltada para o público infantil. Por isso, tomamos como referência básica estudos como Cunha (2003),Serra (2002), Silva e Rodrigues (2009),Turci e Silva (2006), Zilberman (2005), entre outros teóricos. A análise nos possibilitou constatar que as obras apresentamviesescríticos que nos permitem afirmar que os reis de Ruth Rocha representam a crítica a determinados tipos de poder. Esperamos, então, que o referido trabalho possa contribuir para futuras pesquisas que tratam sobre o aspecto abordado, que foi a relação do poder nas narrativas de Ruth Rocha.
Descrição: FERREIRA, G. C. Eianny Cecília de Abrantes Pontes. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15598
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gessimara Carneiro Ferreira.pdf5.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.