Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15602
Título: Feminismo islâmico e a virada pós secular: conquistas e desafios do movimento de mulheres turcas frente ao governo do Partido de Justiça e Desenvolvimento (2003 - 2013)
Autor(es): Andrade, Maria Clara Pinheiro de
Palavras-chave: Feminismo islâmico
Partido da Justiça e Desenvolvimento
Secularismo
Pós-secularismo
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho propõe pesquisar de que maneira o Feminismo Islâmico na Turquia tem atuado como um movimento transformador e crítico na luta das mulheres e os desafios que esse movimento enfrenta no governo do Partido de Justiça e Desenvolvimento. Para isso, inicialmente buscou-se correlacionar a produção do conhecimento científico com o impacto que essa mudança de pensamento tem ocasionado na luta das mulheres, ressaltou-se as principais práticas feministas do movimento de luta por direitos das mulheres turcas, observando as diferenças entre o feminismo islâmico e o secular, e como são suas estratégias de confrontação. Na parte referente as conquistas e desafios do movimento de mulheres turcas frente ao governo do AKP, realizou-se um estudo de caso, em que serão apontadas as principais mudanças ocorridas entre 2003 e 2013, e como isso afetou a vida das mulheres no país. O argumento principal é que as abordagens do Feminismo Islâmico fazem parte de uma virada pós-secular, que é de fundamental importância para abrir um diálogo com as mulheres religiosas e discutir alguns problemas de gênero que as abordagens anteriores não conseguiram fazer. Assim, o objetivo central dessa pesquisa é investigar como ocorreu a virada pós-secular na Turquia e quais as conquistas e desafios que o movimento de mulheres turcas enfrentaram durante os anos de governo do AKP.
Descrição: ANDRADE, M. C. P. de. Feminismo islâmico e a virada pós secular: conquistas e desafios do movimento de mulheres turcas frente ao governo do Partido de Justiça e Desenvolvimento (2003 - 2013). 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15602
Aparece nas coleções:52 - TCC
52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Clara Pinheiro de Andrade.pdfMaria Clara Pinheiro de Andrade16.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.