Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15629
Título: A reconfiguração do telejornalismo através da web: análise do G1 em 1 minuto
Autor(es): Brasileiro, Amy Nascimento
Palavras-chave: Internet
Ciberespaço
Convergência
Telejornal
Tv Paraíba
Data do documento: 19-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A expansão do acesso à internet e a facilidade do consumo de conteúdos através do ciberespaço contribuíram para uma nova forma da sociedade se comunicar e interagir. Muito mais do que isso, criou um novo modo de transmissão de informações, capaz de modificar definitivamente o fazer jornalístico. Antigos veículos de comunicação tiveram que se render às novas tecnologias para não perderem parcela significativa de seus públicos. A televisão, foco desse estudo, por exemplo, reinou por muito tempo na transmissão em massa de conteúdos informativos audiovisuais. Agora, ela divide espaço com a internet, tendo que adaptar a linguagem e formato de seus telejornais, a fim de atender espectadores cada vez mais exigentes. Para compreender essa transformação é preciso se aprofundar no que concerne os processos de convergência. Uma realidade na qual a ideia não é concorrer com as novas tecnologias e sim aliar-se a elas na busca pela audiência. Nesta pesquisa exploramos diversos autores que buscam definir as tensões e a série de transformações que permeiam a relação do jornalismo com as novas tecnologias. Diante deste cenário, acompanhamos durante o período de um mês, por meio do método de estudo de caso, as páginas do G1 na internet, principal portal de notícias da Globo, e o seu boletim televisivo G1 em 1 minuto, sendo este último um produto direto da convergência entre os dois veículos de comunicação. Através de uma abordagem quali-quantitativa, o objetivo desta pesquisa é analisar a adaptação entre antigas e novas plataformas e de que forma o telejornalismo tem se apropriado da linguagem da internet através da perspectiva do boletim G1 em 1 Minuto, o que tem contribuído para diversas mudanças no campo jornalístico. Como resultados alcançados compreende-se que o jornalismo está passando por importantes renovações no seu modo de fazer, mas ainda há muito que florescer no modo de pensar seus processos, discursos e produções.
Descrição: BRASILEIRO, A. N. A reconfiguração do telejornalismo através da web: análise do G1 em 1 minuto. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15629
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amy Nascimento Brasileiro.pdf22.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.