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Título: A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino-aprendizagem para o letramento literário
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Ferreira
Palavras-chave: Fábula
Ensino-Aprendizagem
Letramento Literário
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo busca analisar a fábula “A Montanha da Água Lilás”,do autor angolano Pepetela. Estabelece-se como objetivo investigar como esse gênero pode servir de instrumento para aprendizagem do letramento literário no contexto escolar. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos autores como Chaves (2005) e Cosson (2006), que realçam a importância do letramento literário na formação da cidadania. Bosi (2004) e Hampetê Bá (1997), que oferecem suporte para a discussão sobre memória e tradição oral e Brabosa (2011), Magda Soares (1999), Pressley (2002) e Hervay e Gouvis (2008), que orientam o debate sobre o ensino do letramento literário em sala de aula. Explorase, através de intervenção escolar, reflexões sobre as representações de memória do povo angolano na fábula em análise, para tanto, houve atuação de regências em sala do 9ª ano do Ensino Fundamental, em escola pública da cidade de Guarabira, PB. Concluise que a inserção do gênero literário Fábula, em sala de aula, torna-se relevante, pois une a interação entre a oralidade e o imaginário, promovendo resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: SILVA, M. do S. F. da. A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino aprendizagem para o letramento literário. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15634
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