Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15639
Título: A maldição da mulher em ser uma bruxa nos contos de fada
Autor(es): Silva, Amanda Dias da
Palavras-chave: Imagem
Bruxa
Contos de Fada
Data do documento: 2017
Resumo: Os contos de fada tem sido, ao longo dos séculos, uma forma de propagar certos tipos de conhecimento/informações para os adultos. Seus estudos de cunho científico tiveram início ainda no século XIX, permitindo-nos percebermos que essa literatura permanece viva em nosso meio. Seu conteúdo nos proporciona vivermos várias experiências humanas, desde as mais trágicas e dolorosas até as mais lindas e encantadoras. Propomos trabalhar, neste artigo de conclusão de curso, a imagem da Bruxa nos contos de fada, compreender a imagem da mesma no coletivo do gênero proposto, a partir de um estudo de cunho analítico sobre a sua imagem se é benéfica ou maléfica. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Von Franz (1990), Braith (1985), Chevalier e Gheerbant (2002), Leal (2002) e Warner (1999). A análise mostra que nos filmes hollywoodianos elas protagonizem as cenas, seus desfechos muitas vezes não são os melhores. Isso faz o leitor refletir sobre o fim trágico que muitas vezes as pessoas podem ter por praticarem ações que não são cabíveis mediante a sociedade e, até mesmo, ao religioso. No caso da Malévola, ela consegue um final feliz com a Bela Adormecida e seu final é totalmente inovador, bastante diferente do que é apresentado na versão original. A Rainha Má, ou seja, Ravena recebe o fim da morte, o mesmo acontece com Theodora e Evandora, seus fins são trágicos, pois elas não dão espaço ao sentimento bom.
Descrição: SILVA, A. D. da. A maldição da mulher em ser uma bruxa nos contos de fada. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15639
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Dias da Silva.pdfPDF - Amanda Dias da Silva6.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.