Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15695
Título: Os conflitos culturais na obra Vinte e zinco de Mia Couto
Autor(es): Lima, Railane Erica de Queiroz
Palavras-chave: Literatura
Colonização
Conflito Cultural
Data do documento: 13-Mar-2018
Resumo: O presente artigo discorre sobre os conflitos culturais existentes na obra Vinte e Zinco (2004), de Mia Couto. A análise será construída levando em conta o processo de Colonização portuguesa ocorrido em Moçambique, o contexto histórico que se relaciona à obra, a forma de utilização da linguagem narrativa, para a construção da obra. O estudo levará também em conta a relação social entre as personagens e os conflitos gerados pela situação entre portugueses e moçambicanos, por conta da situação de colonização. Utilizaremos as considerações de alguns teóricos, tais como Boxer (1967) pela relevância da relação de poder dentro do processo de colonização; Tutikian (2006) por mostrar como a linguagem das etnias nativas foi utilizada pela literatura como meio de resistência contra a tentativa de apagamento pelo colonizador. Todorov (2008) fazendo referência ao fantástico maravilhoso e Foucault (2002) analisando a suposta loucura de uma personagem branca que decide assimilar a cultura negra dos colonizados.
Descrição: LIMA, R.E. Q. Os conflitos culturais na obra Vinte e zinco de Mia Couto. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15695
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railane Erica de Queiroz Lima.pdf8.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.