Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15696
Título: A brasilidade em macunaíma - O herói sem nenhum caráter
Autor(es): Pinheiro, Danilo Almeida
Palavras-chave: Macunaíma
Modernidade
Língua
Identidade Nacional Brasileira
Data do documento: 13-Mar-2018
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de considerar o tema da identidade nacional brasileira moderna em Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, atentando para as formas como a língua, enquanto instrumento de comunicação, é representativa na construção da brasilidade no romance do modernista que revolucionou a Semana de Arte Moderna. Para contextualizar a obra em sua estética literária e na sociedade de sua época, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica, apropriando-se de algumas contribuições teóricas de Bosi (1988) e Candido (2002). Outros textos de Mário de Andrade, como suas correspondências, foram consultados para explicitar as intenções do próprio autor ao escrever seu romance. Macunaíma é muitas vezes lido como um símbolo do povo brasileiro, a construção de um mito nacional, tema que será estudado à luz das teorias de Souza (2009), para se pensar uma perspectiva mais sociológica sobre o Brasil na obra em estudo. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é mais que um representante ou analogia do povo brasileiro (para Mário de Andrade, ele é só “um brasileiro”, ainda que típico), é uma sátira do homem brasileiro e seu relacionamento com a modernidade e a tradição, além de uma síntese do Brasil que dissolve as fronteiras geográficas para sugerir uma entidade cultural nacional, mesclando diversas linguagens, hábitos, origens raciais e características tidas como próprias do Brasil.
Descrição: PINHEIRO, D. A. A brasilidade em macunaíma - O herói sem nenhum caráter. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15696
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Almeida Pinheiro.pdf5.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.