Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15724
Título: Secagem em frutas: Referencial teórico
Autor(es): Silva, Ynis Thaciane Felix da
Palavras-chave: Frutas
Desidratação
Métodos de secagem
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A fruta é um produto procedente da frutificação de uma planta destinado ao consumo in natura. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial desta produção segundos dados do IBGE em 2017. A fruta é semi-perecível, o que exige técnicas de conservação objetivando o aumento de vida útil do produto e redução das possíveis perdas. A secagem surge como uma alternativa tecnicamente viável de conservação de alimentos com a remoção de água livre do produto reduzindo as condições de deterioração. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é a realização de um referencial teórico sobre os processos de desidratação de frutas no Brasil. Para tal, utiliza-se uma metodologia de estudo transversal com levantamento bibliográfico na literatura científica, a partir da compilação de trabalhos publicados em revistas científicas, livros especializados e dados estatísticos da produção de frutas no Brasil e seu processamento. No estudo, o levantamento teórico baseado em vários autores nos remeteu à comparação científica sobre cada processo e os seus efeitos sobre o produto com uma preocupação referente à manutenção da qualidade, uma vez que a exposição às altas temperaturas por longos períodos de tempo podem comprometer a textura, sabor, aroma, cor e os valores nutricionais da fruta.
Descrição: SILVA, Y. T. F. da. Secagem em frutas: Referencial teórico. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15724
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ynis Thaciane Felix da Silva.pdfPDF - Ynis Thaciane Felix da Silva10.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.