Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15725
Título: Teoria de valores extremos aplicados a dados de temperatura máxima em Campina Grande
Autor(es): Santos, Sônia Eliane Gonçalves dos
Palavras-chave: Distribuição assintótica
Valores extremos
Probabilidade
Climatologia
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Pesquisas revelam que as temperaturas no agreste e no semiárido paraibano estão ficando mais altas com o passar do tempo e as chuvas têm ocorrido com menor intensidade. Neste cenário, a escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à “subsistência” da população. Sendo assim, será de suma importância ajustar aos dados, uma distribuição de probabilidade capaz de representar e extrapolar medições para ocorrências futuras de um fenômeno relacionado a uma série histórica, como por exemplo, temperatura máxima mensal de uma região. Uma metodologia capaz de modelar estes eventos é a Teoria de Valores Extremos (TVE). Diante do exposto este trabalho tem por objetivo ajustar a distribuição Generalizada de Valores Extremos (GEV ), que inclui como casos particulares, as distribuições Gumbel, Fréchet e Weibull, aos dados de temperatura máxima mensal do município de Campina Grande; implementar o método de máxima verossimilhança para obter as estimativas dos parâmetros da GEV, seguido do teste de Kolmogorov-Sminorv; gráficos de probabilidade-probabilidade e o quantil-quantil, aplicados para verificar o ajuste do modelo aos dados. Verificou-se que as distribuições Gumbel e Weibull são adequadas para representar os dados de temperatura máxima dos meses em estudo.
Descrição: SANTOS, S. E. G. dos. Teoria de valores extremos aplicados a dados de temperatura máxima em Campina Grande. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15725
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sônia Eliane Gonçalves dos Santos.pdfPDF - Sônia Eliane Gonçalves dos Santos9.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.