Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15761
Título: | A contribuição da Torre de Hanói na construção da Geometria Fractal |
Autor(es): | Santos, Josivan Paulino dos |
Palavras-chave: | Educação Matemática Formação de Professores Ensino de Matemática |
Data do documento: | 21-Nov-2011 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo utilizar a torre de Hanói na construção da geometria fractal, através de atividades, bem como a utilização do Software Excel. Através deste estudo, foi possível abrir espaço para que os alunos discutam, debatam e questionem sobre este novo método. Este trabalho será desenvolvido no 6º ano do Ensino fundamental da escola E.E.E.F.M. Professor João Noberto. Assim, será abordado, em destaque o estudo sobre a construção da geometria fractal um ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais, expondo como essa geometria proporciona aos alunos uma relação mais complexa entre os saberes do cotidiano e o escolar, oferecendo uma visão mais ampla da matemática, vendo-a como uma ciência avançada, e não apenas como um corpo de conhecimentos prontos e acabados. Ao final desta pesquisa, foi deixado informações significativas que auxiliam os estudantes ao que se refere à construção dos conceitos geométricos, tornando-os atraentes e motivadores para que os estudantes minimizem o desgosto pela matemática. |
Descrição: | SANTOS, J. P. A contribuição da Torre de Hanói na construção da Geometria Fractal. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15761 |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josivan Paulino dos Santos.pdf | 14.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.