Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15763
Título: Teorias da aprendizagem: uma abordagem no ensino das licenciaturas do Campus VII da UEPB
Autor(es): Novo, José Raniel Rodrigues
Palavras-chave: Ciências Exatas
Ensino-aprendizagem
Ensino de Ciências
Data do documento: 9-Dez-2010
Resumo: É relativamente comum aos licenciados concluírem seus respectivos cursos de graduação sem terem uma noção completa ou até mesmo incompleta (mas suficiente para saberem trabalhar em sala de aula seus conteúdos, almejando uma aprendizagem eficaz dos discentes) de, pelo menos, uma das principais teorias da aprendizagem significativa. Geralmente, eles mencionam superficialmente Piaget ou Vygotsky, mas de maneira vaga, como se lembrassem apenas do nome do autor da teoria e não conseguissem avançar mais profundamente no assunto. Sugerimos uma melhor compreensão dessas teorias pelos licenciados, dado a importância delas no processo de ensino aprendizagem. Citaremos, em especial, algumas das principais teorias cognitivas da aprendizagem: a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, teoria de mediação de Vygotsky, teoria da aprendizagem significante de Carl Rogers, teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e teoria de educação de Novak. Com base nessas teorias criamos um questionário, previamente elaborado, para os professores dos cursos de licenciatura do Campus VII da UEPB, em particular, para aqueles que têm algum projeto voltado para a área de ensino, com o objetivo de identificar o grau de envolvimento com as teorias da aprendizagem. Fez-se uma análise das respostas dos professores a essequestionário, buscando alguma referência, citação ou menção a, pelo menos, uma das teorias cognitivas. Esperamos, com esse trabalho, abrir um precedente, nos cursos de licenciatura em Ciências Exatas e licenciatura em Computação do Campus VII da UEPB, para a importância dessas teorias cognitivas no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: NOVO, J. R. R. Teorias da aprendizagem: uma abordagem no ensino das licenciaturas do Campus VII da UEPB. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15763
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Raniel Rodrigues Novo.pdf9.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.