Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15764
Título: | Utilização dos jogos matemáticos como mecanismo facilitador e motivador do processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Leite, Raniery Pereira |
Palavras-chave: | Educação Educação Matemática Ensino de Matemática |
Data do documento: | 16-Dez-2010 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem como principal finalidade, mostrar que a utilização dos jogos matemáticos nas aulas do ensino fundamental pode contribuir de forma decisiva para o processo de ensino-aprendizagem, além de representar um mecanismo facilitador e lúdico que propicia ao alunado uma melhor interação entre a teoria e a prática. Tendo em vista que a Matemática ainda hoje é considerada por muitos uma disciplina temível, julgada de difícil compreensão, é que se destaca a importância da utilização de materiais concretos tais como os jogos matemáticos, já que estes estimulam o interesse dos alunos pela disciplina, tornam as aulas mais interessantes e dinâmicas, possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico e colaboram também para o convívio social dos educandos. O objetivo intencionado com a realização deste trabalho,é enriquecer a prática pedagógica de alguns educadores, tornando o ambiente da sala de aula mais rico e prazeroso, com a utilização dos jogos matemáticos como uma nova ferramenta de ensino, que irá possibilitar aos alunos certa motivação para a aprendizagem da Matemática. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 5° Ano do Ensino Fundamental, composta por 22 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, situada na Rua Natanael de Negreiros s/n, no Bairro Frei Damião da cidade de Patos-PB, onde a pesquisa revelou a importância da utilização dos jogos matemáticos como um elemento facilitador e motivador do processo de ensino-aprendizagem das operações matemáticas. |
Descrição: | LEITE, R. P. Utilização dos jogos matemáticos como mecanismo facilitador e motivador do processo ensino-aprendizagem. 2010. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15764 |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raniery Pereira Leite .pdf | 14.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.