Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15765
Título: Determinação de curvas de histerese de bicamadas de ferro/samário-cobalto
Autor(es): Santos, Washington Pena dos
Palavras-chave: Física Teórica
Materiais Magnéticos
Data do documento: 13-Dez-2010
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer um estudo preliminar sobre os materiais magnéticos Ferro (Fe) e Samário-Cobalto (Sm-Co) isolados e acoplados na forma de bicamadas, utilizando curvas de histerese. A energia considerada em nosso sistema físico consiste nos seguintes termos: energia de troca entre planos vizinhos, anisotropia uniaxial na direção z e energia Zeeman. As constantes para cada termo da energia foram obtidas da literatura. Utilizamos um método numérico no qual chamamos de Algoritmo de Campo Efetivo Auto-consistente (ACEA) para gerar as curvas de histerese, considerando que exista um campo magnético externo aplicado sobre o material magnético. A intensidade do campo externo deve ser tal que consiga saturar o material magnético. Foi feita uma análise entre as histereses obtidas para o Fe e o Sm-Co isoladamente, onde foi possível perceber uma maior dureza magnética do Sm-Co em relação a dureza magnética do Fe. No caso da Bicamada magnética, observou-se que o aumento da espessura do Fe não aumenta a magnetização da bicamada, bem como o aumento da espessura do Sm-Co não influencia no aumento da dureza magnética. Portanto, concluiu-se que em uma bicamada de Fe/Sm-Co, a espessura do Fe deve ser limitada e os dados obtidos para bicamada magnética, com um material de alta magnetização e baixa anisotropia e outro com baixa magnetização e alta anisotropia, mostram uma maior dureza da ordem magnética.
Descrição: SANTOS, W. P. Determinação de curvas de histerese de bicamadas de ferro/samário-cobalto. 2010. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15765
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Washington Pena dos Santos.pdf12.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.