Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15790
Título: Semelhança matemática: buscando significados nos registros de representações semióticas
Autor(es): Belarmino Segundo, Antonio Carlos
Palavras-chave: Semelhança Matemática
Representações Semióticas
Produção de Significados
Data do documento: 25-Abr-2017
Resumo: As investigações sobre os processos ensino e aprendizagem de Geometria têm sido intensificadas no campo da Educação Matemática, uma vez que houve um período em que a Geometria foi excluída do currículo escolar, prejudicando o desenvolvimento do pensamento geométrico dos sujeitos aprendizes. Sendo assim, a presente monografia tem como objetivo analisar a compreensão do conceito de Semelhança Matemática produzida por alunos da primeira (1ª) série do Ensino Médio. À luz da Teoria dos Registros das Representações Semióticas (TRRS), de Raymond Duval, foi possível elaborar um conjunto de atividades que permitem os pesquisados representar o conceito de Semelhança Matemática de várias formas. Apresenta breves considerações sobre o ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica a partir de autores como Pavanello (1993), Lorenzato (1995), Perrot et al. (1998), Naracato e Santos (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa na modalidade pesquisa-ação, operacionalizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio, composta por 13 discentes, na cidade de Santa Luzia, Paraíba. A descrição e análise dos dados desta pesquisa se deu através de um conjunto de três encontros (7 aulas ministradas), nos quais houve teste de sondagem, exploração de atividades e desafios com variados significados e representações do conceito de Semelhança Matemática. As atividades trabalhadas durante as intervenções revelam os significados atribuídos pelos sujeitos da pesquisa ao conceito de Semelhança Matemática, bem como contribuíram para melhor apreensão do conceito trabalhado, pois ambas foram planejadas tendo como base a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, que potencializou o estudo. As considerações finais desta investigação corroboram outras pesquisas ao afirmar que, quanto mais um objeto matemático for representado, mais o aluno se apropria de sua definição.
Descrição: Semelhança matemática: buscando significados nos registros de representações semióticas. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15790
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Carlos Belarmino Segundo.pdf10.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.