Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15791
Título: | Estágio supervisionado na formação do professor de Matemática: significados, expectativas e desafios |
Autor(es): | Cabral, Rodolfo Moreira |
Palavras-chave: | Docência Estágio Supervisionado Licenciatura em Matemática |
Data do documento: | 25-Abr-2017 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, observar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. O objetivo desta produção acadêmica é analisar a significação do Estágio Supervisionado para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Matemática. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na modalidade participante, na qual foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 17 alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Patos. Para tanto, tomamos por base documentos legais que fundamentam o estudo, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Resoluções regulamentadas pelo Conselho Nacional de Educação, Regimento de Graduação da UEPB e Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o Estágio Supervisionado, o trabalho busca respaldo teórico a partir de autores como Lima (2012), Pimenta e Lima (2011) e Barreiro e Gebran (2006), dentre outros estudiosos que dissertam sobre a formação do professor. Os resultados obtidos permitiram chegarmos à conclusão de que os graduandos concebem os Estágios Supervisionados como componentes curriculares necessários e indispensáveis à sua formação, uma vez que é durante as atividades de estágio que a maioria tem a primeira experiência com a regência, em torno da qual importantes expectativas são geradas. Considera-se, ainda, que é possível articular teoria e prática, mesmo identificando-se os desafios da profissão com mais perceptibilidade. |
Descrição: | CABRAL, R. M. Estágio supervisionado na formação do professor de Matemática: significados, expectativas e desafios. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15791 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rodolfo Moreira Cabral.pdf | 10.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.