Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15828
Título: | Mapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicação |
Autor(es): | Alves, Joelma Patrícia Pereira |
Palavras-chave: | Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC Formação Inicial de Professores Educação matemática Recursos didáticos |
Data do documento: | 28-Nov-2017 |
Resumo: | A nossa sociedade passa por momentos de transformações. Estas mudanças ocorrem devido as novas tecnologias de informação e comunicação que aos poucos, vão se interligando as atividades educativas. O presente estudo, foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual teve como objetivo geral investigar as monografias dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, sobre a utilização dos recursos tecnológicos em aulas de Matemática. A pesquisa assume uma forma descritiva, valorizando aspectos sobre a formação inicial dos professores, em uma abordagem qualitativa. Os principais teóricos são Sancho (2006), Ponte (2000) e Lévy (1999), no qual subsidiaram a análise das 8 (oito) monografias, disponibilizados no site da instituição, das quais cinco teve como recurso a calculadora, duas teve como recurso softwares e uma teve como recurso vídeos, que se tratavam de pesquisas no Ensino Fundamental. Para auxiliar na análise foram formuladas perguntas que encaminharam o processo de análise. Os conteúdos de matemática presentes nas monografias analisadas com a utilização dos recursos tecnológicos foram: Números Inteiros, Função Afim, as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão), Geometria (Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras), Relações Trigonométricas, Equações do Segundo Grau e Média Aritmética. Logo maioria contemplou o bloco de conteúdos Números e Operações, faltando mais trabalhos com os demais blocos. De modo geral ocorreram intervenções positivas com o uso das tecnologias, que estimularam o lado cognitivo dos alunos. |
Descrição: | ALVES, J. P. P. Mapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicação. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15828 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joelma Patrícia Pereira Alves.pdf | PDF - Joelma Patrícia Pereira Alves | 13.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.