Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15842
Título: O caráter de perpetuidade das medidas de segurança à luz dos direitos e garantias fundamentais
Autor(es): Azevêdo, Alanna Virgínia Silva de
Palavras-chave: Medida de segurança
Periculosidade
Doente mental
Inimputabilidade
Data do documento: 2017
Resumo: A medida de segurança é a sanção jurídico-penal aplicada ao agente que cometeu fato típico e antijurídico, e que, por motivo de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto, é considerado incapaz (ou relativamente incapaz) de entender o caráter ilícito do fato ou de se comportar conforme esse entendimento, o que acarreta a ausência de um dos pressupostos da pena, a culpabilidade. Disciplinada pelo Código Penal brasileiro (CPB) e pela Lei de Execução Penal, a medida de segurança propõe duas modalidades: a restritiva, que consiste no tratamento ambulatorial, e a detentiva, que consiste na internação em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), contrariando a Lei da Reforma Psiquiátrica, a internação é aplicada como regra. Assim, a pesquisa realizada buscou identificar as carências do tratamento atual da medida de segurança, que dificulta a desinternação de pacientes do (HCTP), como também, analisar a subjetividade da periculosidade como do pré-requisito para a desinternação desses pacientes.
Descrição: AZEVÊDO, A. V. S. de. O caráter de perpetuidade das medidas de segurança à luz dos direitos e garantias fundamentais. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15842
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alanna Virgínia Silva de Azevêdo.pdfPDF - Alanna Virgínia Silva de Azevêdo8.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.