Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15882
Título: Um tratamento particular da Equação de Pell
Autor(es): Gonçalves, Allan Missael Henriques
Palavras-chave: Matemática
Álgebra
Teoria dos Números
Equação de Pell
Data do documento: 17-Nov-2011
Resumo: Este trabalho irá abordar um assunto que ainda é pouco explorado na disciplina de Teoria dos números, que é a equação de Pell. O objetivo deste estudo é mostrar as soluções e a infinidade de soluções dessa equação por meio de demonstrações algébricas. Para um melhor entendimento da equação, torna-se necessário que o leitor tenha em mente alguns conceitos da teoria dos números, presentes neste trabalho como algoritmos fundamentais. Veremos que nem sempre é fácil, ou mesmo possível, determinar todas as soluções em inteiros de uma dada equação. Por exemplo, para mostrar todas as soluções de uma equação de Pell, é bem mais fácil mostrar que ela possui uma infinidade de soluções do que determinar todas elas. Podemos gerar infinitas soluções dessa equação a partir de uma só solução não nula. Por fim, notaremos que na teoria das equações diofantinas, a equação de Pell é fundamental, pois muitas outras equações podem ser reduzidas a ela.
Descrição: GOLÇALVES, A. M. H. Um tratamento particular da Equação de Pell. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15882
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Missael Henriques Gonçalves.pdf7.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.