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dc.contributor.authorGuedes, Ari Antônio Correira-
dc.date.accessioned2018-03-21T13:48:33Z-
dc.date.available2018-03-21T13:48:33Z-
dc.date.issued2011-11-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 530-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15883-
dc.descriptionGUEDES, A. A. C. O uso de simulações computacionais no ensino de Física nas escolas públicas de Patos-PB. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste presente trabalho faz uma análise de como estão sendo trabalhadas as novas tecnologias da informação e da comunicação nas escolas públicas de Patos-PB. Para isso foram escolhidas cinco escolas da rede estadual de ensino. Esta pesquisa procurou verificar quais metodologias associadas às simulações educacionais os professores usam e como os alunos do 3º ano do ensino médio compreendem sobre o tema: o uso de simulações computacionais no ensino de Física, bem como qual importância professores e alunos dão a esta temática de ensino. Esta pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2011, a partir de um questionário para os professores e outro para os alunos, contendo dez questões cada um, que trata sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula, dando ênfase a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. O resultado da pesquisa mostrou que o uso dos professores e alunos sobre a temática: simulação no ensino da Física está abaixo do desejável. É preciso capacitar os professores, para que possam melhorar sua didática de ensino, como também induzir os alunos ao saber, relacionando atemática abordada ao cotidiano. A prática comum do uso das novas tecnologias para o ensino de Física pode ampliar a fronteira da aprendizagem tornando- se uma ponte facilitadora do conhecimento. Os simuladores virtuais podem ser usados em grande escala, além das “fronteiras no ensino da Física”, trazendo outras áreas do conhecimento a se beneficiarem como ferramenta. Conteúdos que sempre foram ensinados apenas usando quadro, giz e o livro de forma estática, podem agora ser abordados num universo interativo, colorido, e dinâmico, possibilitando viagens incríveis por um universo puramente virtual. Condições extremas podem ser simuladas e visualizadas, rompendo a barreira do universo abstrato, possibilitando uma aprendizagem inovadora e rápida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pedro Carlos de Assis Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTecnologia na Educaçãopt_BR
dc.titleO uso de simulações computacionais no ensino de Física nas escolas públicas de Patos-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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