Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15884
Título: Ensino aprendizagem: uma experiência lúdica no ensino de Química
Autor(es): Silva, Francileudo de Lima e
Palavras-chave: Educação Química
Metodologia de Ensino
Ensino de Química
Data do documento: 25-Jun-2012
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado Ensino aprendizagem: uma experiência lúdica no ensino de química tem como objetivo geral buscar e atribuir alternativas de ensino, e meios educacionais para facilitar o ensino aprendizagem dos alunos e sua aproximação da química. Especifica ainda, mostrar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no ensino de química, analisar como estão sendo desenvolvidas as aulas de química da rede pública de ensino médio, bem como a presença de laboratório químico, em que abordou uma pesquisa de campo qualitativa, quantitativa e bibliográfica, desenvolvida em cinco cidades do sertão paraibano, com cinco professores em cada cidade e um total de trezentos e vinte alunos, em que o instrumento de pesquisa utilizado foi aplicação de questionários a professores e alunos. Tendo como principal razão o motivo do ensino e a aprendizagem em Química no nível médio, em que ainda é hoje, considerada pelos alunos da rede pública de ensino, uma das disciplinas de maior dificuldade durante o Ensino Médio, e que ainda hoje, o meio escolar é bastante frágil para a construção desse conhecimento. Nesse trabalho, o principal meio educacional é a utilização de experimentos químicos caseiros, utilização de modelos de átomos e moléculas, bem como a utilização de jogos químicos. O referido trabalho aborda principalmente as atividades lúdicas e suas influências no processamento da aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos, apresentado ainda, nos anexos os questionários utilizados e nos apêndices as principais atividades de experimentos químicos caseiros, jogos químicos e modelos moleculares. A partir dos resultados obtidos neste trabalho, foi possível perceber que os atuantes do ensino de química ainda adotam, em maior parte, uma pedagogia tradicional, o que faz com que os alunos percam o prazer na aprendizagem dessa ciência, comprovou-se também, que as atividades lúdicas e práticas tanto despertou grande interesse nos alunos, como também melhorou sua aprendizagem, Portanto, faz-se assim a necessidade de uma reflexão e renovação sobre as metodologias de ensino por parte dos professores que lecionam a disciplina de química.
Descrição: SILVA, F. L. Ensino aprendizagem: uma experiência lúdica no ensino de Química. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15884
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francileudo de Lima e Silva.pdf19.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.