Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15893
Título: As territorialidades do futebol e as relações socioculturais
Autor(es): Raposo, Sayonnara Luanna Sousa
Palavras-chave: Futebol
Territorialidade
Espaço geográfico
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: O Futebol é considerado como o esporte mais praticado no mundo e principalmente no Brasil por sua importância cultural, econômica e social. Agente transformador do espaço geográfico e territorial, o Futebol desempenha um papel fundamental na sociedade brasileira. Diante do referido contexto essa pesquisa objetivou analisar as territorialidades do Futebol e as relações sócio culturais dentro da Ciência Geográfica e ainda, compreender esse fenômeno que une milhões de pessoas em torno de um esporte e mostrar os impactos sociais e ambientais na construção dos Estádios de Futebol. Os métodos aplicados foram o fenomenológica, de acordo com Edmund Husserl (1901) e os métodos indutivo e dialético segundo (RICHARDSON, 1999). Um estudo de cunho bibliográfico onde utilizou-se de revistas, trabalhos científicos e artigos e autores a exemplo de Santos, Jesus, Murphy, Máximo, Araújo, dentre outros, que abordam o espaço geográfico. A pesquisa concluiu que o Futebol de fato desempenha um papel importante na sociedade e na cultura, indo além das quatro linhas, já que foi possível constatar que esse é um tipo de esporte que perpassa por todos os níveis sociais.
Descrição: RAPOSO, S. L. S. As territorialidades do futebol e as relações socioculturais. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15893
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonnara Luanna Sousa Raposo.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.