Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15894
Título: A imagem da esposa em contos de Kate Chopin
Autor(es): Dias, Maria Aparecida do Nascimento
Palavras-chave: Emancipação Feminina
Representação literária
Esposa - imagem literária
Literatura norte-americana
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: No âmbito dos estudos concernentes à condição da mulher na sociedade e sua contribuição enquanto produtora dos saberes literários, sabe-se que os movimentos feministas foram de grande relevância para a visualização da mulher enquanto escritora e divulgadora do universo feminino. Se antes, tínhamos uma abordagem sobre a mulher a partir do ponto de vista do homem, a partir da propagação da escrita de autoria feminina, muitas questões como os dilemas e reinvindicações das mulheres descortinaram-se através das letras. No que se refere à literatura, esta entendida como um espaço onde as representações sociais são construídas, através de uma linguagem artisticamente elaborada, nota-se que a mulher ao longo de muitos séculos foi alvo de discursos que intencionavam cercear a sua liberdade e intelectualidade no âmbito político, histórico-social e até mesmo estético, visto que, em linhas gerais, a mulher era considerada inferior ao homem. Muitas são as representações literárias de autoria feminina que delineiam a figura da mulher como eixo das narrativas. Para este trabalho, objetivamos ampliar uma discussão sobre a representação feminina nos contos “A história de uma hora” e “Athenaise” de Kate Chopin, enfocando a imagem literária das esposas para desenvolver uma análise comparativa do perfil dessas mulheres delineadas nos contos supracitados. Para tanto, buscamos compreender como a mulher casada é representada nestes textos. Sob esta ótica, situarmos nossas discussões, nos apoiamos nos conceitos operatórios da crítica literária feminista.
Descrição: DIAS, M. A. do N. A imagem da esposa em contos de Kate Chopin. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15894
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida do Nascimento Dias.pdf8.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.