Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15901
Título: A participação do Núcleo de Educação Especial da UEPB no processo de inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior
Autor(es): Serafim, Magnna Gerlany D'lima
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão no Ensino Superior
Necessidades Educacionais Especiais
Núcleo de Educação Especial da UEPB
Data do documento: 27-Fev-2018
Resumo: O Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UNEDESP) presta serviços especializados que colaboram para o aprendizado do aluno com necessidades educacionais, oferecendo suporte para que o mesmo possa, através dos materiais disponibilizados, concluir suas atividades acadêmicas. O atendimento especializado para alunos portadores de necessidades educacionais especiais ocorre por meio de recursos capazes de possibilitar o conhecimento, abrangendo as necessidades educativas especiais de cada educando. O presente trabalho em como objetivo investigar a intervenção do Núcleo de Educação Especial da UEPB no processo de inclusão de educandos com deficiência no ensino superior. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a coleta de dados, uma entrevista semiestruturada. Participou dessa pesquisa o servidor do Núcleo de Educação Especial, o qual comprovou a necessidade de solicitação para o aumento da demanda de materiais disponíveis para o Núcleo, para a garantia da prática pedagógica dos discentes usuários do mesmo. Esse estudo aponta para as necessidades educacionais especiais no ensino superior e a intervenção do Núcleo sobre a mesma para, a partir deste trabalho desenvolvido pelo Núcleo, podermos ressaltar subsídios mantenedores do aprendizado do estudante portador de necessidades educacionais especiais.
Descrição: SERAFIM, M. G. D. A participação do Núcleo de Educação Especial da UEPB no processo de inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. 2018. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15901
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magnna Gerlany D'lima Serafim.pdf4.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.