Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15911
Título: Perspectiva jurídica do licenciamento ambiental
Autor(es): Felipe, Jairo Alves
Palavras-chave: Meio ambiente
Direito ambiental
Licenciamento ambiental
Data do documento: 2017
Resumo: As constantes agressões ao meio ambiente decorrentes do desenvolvimento econômico, a qualquer custo e sem qualquer noção de sustentabilidade, acabaram provocando enormes danos ambientais. Com isso, cresceram as preocupações com o meio ambiente e, consequentemente, com a própria sobrevivência humana. Neste contexto, surge o Direito Ambiental, um novo ramo da ciência jurídica que tem o intuito de regular a relação entre a atividade humana e o meio ambiente. Assim, as externalidades ambientais passaram a ser reguladas pelos ordenamentos jurídicos, que impuseram um sistema de controle administrado e de gestão ambiental. O Licenciamento Ambiental é um dos elementos deste sistema, que se traduz em licenças de planejamento prévio, instalação e operação, desde que verificadas as melhores práticas ambientais. Destarte, o presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos teóricos e práticos do instrumento, enquanto forma de disciplinar as atividades econômicas. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo e o procedimento bibliográfico. Dessa forma, investigamos os aspectos do licenciamento ambiental, enquanto mecanismo de controle das atividades econômicas e de preservação do meio ambiente.
Descrição: FELIPE, J. A. Perspectiva jurídica do licenciamento ambiental. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15911
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo Alves Felipe.pdfPDF - Jairo Alves Felipe7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.