Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15915
Título: Tipo penal de apropriação indébita previdenciária: questões acerca do bem jurídico tutelado
Autor(es): Silva, Juliana Alencar
Palavras-chave: Apropriação indébita previdenciária
Bem jurídico
Sujeito passivo
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e possui como objetivo principal analisar as questões primordiais do bem jurídico tutelado no crime de apropriação indébita previdenciária, previsto no art. 168-A do Código Penal Brasileiro. A partir do momento em que o Brasil encontra-se em uma discussão acerca da situação financeira da Seguridade Social, em especial da Previdência Social, verifica-se a necessidade de uma discussão científica sobre o bem jurídico tutelado pelo Estado e quem configura como titular do bem previsto na tipificação penal do artigo. Isto é, o presente trabalho busca analisar se, a contribuição previdência social pertence ao trabalhador que teve o recolhimento na folha, todavia, está não foi designada para finalidade específica ou se o bem jurídico que está sendo ofendido relaciona-se com a Previdência Social, como sendo a principal figura passiva do patrimônio lesado. Também serão analisadas as possibilidades de extinção de punibilidade do crime de apropriação indébita previdenciária, perdão judiciário e outras características.
Descrição: SILVA, J. A. Tipo penal de apropriação indébita previdenciária: questões acerca do bem jurídico tutelado. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15915
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Alencar Silva.pdfPDF - Juliana Alencar Silva5.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.