Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15919
Título: Reforma política no Brasil: o sistema eleitoral proporcional com voto em lista bloqueada como mecanismo de aprimoramento da democracia
Autor(es): Silva, Luís Augusto Vieira da
Palavras-chave: Sistema eleitoral
Reforma
Representação
Câmara dos Deputados
Lista bloqueada
Data do documento: 2017
Resumo: O Brasil enfrenta um conjunto de crises que abalam as suas estruturas institucionais. Tendo em vista o cenário político hodierno, o presente artigo dedicou-se a uma análise sobre sistemas eleitorais, no geral, trazendo as duas grandes famílias que o integram, e a propor uma reforma no método de regramento para representação parlamentar na Câmara dos Deputados, em específico. Classificamos o sistema eleitoral brasileiro como representativo com tipo de "lista fechada e não hierarquizada", embora também seja conhecido como um caso de lista aberta, o que não é de todo correto, pois ao eleitorado do País só lhe é permitido votar em apenas uma legenda, com a opção de indicar um nome de sua preferência dentre os constantes na lista partidária, o eleitorado não pode votar em mais de uma legenda como ocorre nos casos práticos de sistemas de lista aberta. Para tal produção, fizemos o uso de pesquisa preponderantemente bibliográfica e recolhemos dados de institutos governamentais que foram fundamentais para a inteireza das explanações que se seguem. Propomos a adoção do sistema eleitoral proporcional em voto em lista bloqueada como a principal alternativa para o aprimoramento da democracia brasileira, devido ao seu caráter de aproximação das massas ao processo de tomada de decisões políticas.
Descrição: SILVA, L. A. V. da. Reforma política no Brasil: o sistema eleitoral proporcional com voto em lista bloqueada como mecanismo de aprimoramento da democracia. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. .
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15919
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís Augusto Vieira da Silva.pdfPDF - Luís Augusto Vieira da Silva4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.